Momento independente do período que seja né trimestral semestral todo mês desde que seja um momento de onde você está fazendo uma análise do seu negócio que vai propiciar você fazer o.
Direcionamento de estratégias então eu vou começar primeiro com uma análise mais externa e vou indo para análise mais interna na análise mais externa a gente tem as cinco forças de porta que é.
Uma metodologia criada pelo Michael Porter que mostra para você cinco forças competitivas que estão o tempo todo influenciando o seu negócio né que são as forças dos concorrentes ele dá alguns.
Nomes específicos mas eu vou simplificar concorrentes clientes fornecedores novos entrantes e produtos substitutos essa é uma planilha que está presente no plano do Los Prime né E você pode nela e.
Avaliando cada um desses tópicos para você encontrar sua matriz de Potter que vai mostrar para você quais são essas forças que tem mais influência no seu negócio assim você consegue direcionar.
Estratégias pensando nessas forças e aí você pode ter até uma análise comparativa né Você tem um dashboard aqui indicando Quais são os pontos que são mais importantes para você então só.
No nosso exemplo aqui se a gente tem riscar 6 de pontos de venda como uma ameaça muito grande para novos entramos Talvez uma das estratégias importantes para esse negócio seja pensar na criação.
De pontos de venda ou Como impedir que a entrada de novos concorrentes né com esses pontos de vendas o resultado dele e aí você vai vendo isso ponto a ponto de acordo com as.
Notas e avaliações que você teve dessa competitividade do mercado em que o seu negócio está inserido Então essa é a primeira análise situacional né quando você olha para fora a partir dela você.
Pode ter uma outra análise que também pega essa parte externa né de como o ambiente onde a sua empresa está inserida Impacto negócio mas que você já começa a analisar o seu negócio como.
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Tudo que a análise swot análise swot vem - Luz Prime
Desse acrônimo do inglês né que tá representando forças witness fraquezas oportunidades e fretes que são as.Ameaças então basicamente aqui você tá analisando fatores internos que são as forças e fraquezas do seu negócio e os fatores externos que são as oportunidades e ameaças que podem.
Impactar a chance dessas forças e fraquezas é gerar um Resultado positivo negativo para o seu negócio então o resultado da análise ótima vez que você vai preenchendo né E aqui na.
Planilha de análise Swatch 4.0 Que também está presente nos Prime você consegue só preencher a importância intensidade E a tendência de cada uma dessas forças e fraquezas no caso dos.
Fatores externos a gente tem o a variável urgência e isso gera para você uma matriz ótima mostrando Quais são as top 5 forças fraquezas oportunidades e ameaças essa é uma análise muito legal.
De você fazer porque faz com que você complementando A análise de Porter tenha uma visão externa do que que tá impactando o seu negócio junto com uma visão interna do que que de fato o seu.
Negócio já faz o tempo de fraqueza e aí você pode inclusive melhorar essa análise fazendo cruzamento né De quanto uma força tá sendo impactada por uma oportunidade Ameaça é a mesma coisa para.
Fraqueza Isso se chama sua arte cruzada é uma coisa que já está presente na planilha e no final das contas você vai ter um relatório mostrando o índice de favorabilidade como a gente chama que é.
Exatamente o percentual que varia de menos 200 a mais 200% do seu negócio atuar no setor em que ele está inserido hoje então isso é muito legal quando você tá pensando em planejamento.
Estratégico quando você tá pensando né
Em que que você pode fazer para o começo do ano ou uma revisão estratégica de você entender nesse momento como esses fatores estão E como eles estão.Impactando o seu negócio uma vez que você já tenha essa visão externa da porta né e a visão já externa entrando para o interno da sorte eu gosto muito de fazer um diagnóstico Empresarial que.
Que é o diagnóstico Empresarial basicamente ele é uma análise completa das áreas da sua empresa e aqui a gente tem a planilha de Diagnóstico Empresarial 4.0 vou ser um pouco.
Repetitivo Mas ela tá presente também no plano se você enfim tiver acesso a ele você vai poder utilizar essa planilha para analisar o seu negócio e o mais legal.
Aqui já é começar a entrar numa especificidade das áreas da sua empresa Então você faz avaliação da área de estratégia da área financeira do marketing das operações e dos recursos.
Humanos Nós já estamos de pessoas uma vez que você faça análise dessas cinco áreas você vai ter aqui no dashboard A maturidade do teu negócio então já mostra para você além da Visão externa.
Como o seu negócio tá hoje especificamente em cada uma dessas áreas e eu consigo ver aqui que em gestão de pessoas em marketing eu tô com uma pontuação pior apesar de próxima das.
Outras áreas né e a maturidade nível 4 indica até uma boa maturidade da empresa mas me permite fazer uma análise de quais áreas em que deficiências o meu negócio está falhando e a gente consegue.
Ver isso claramente aqui pelo diagnóstico dentro do dashboard e outra coisa muito legal do desporte que eu acho muito bacana quando a gente está pensando em estratégia é justamente.
Entrar na parte da avaliação das expectativas Então você tem uma pontuação atual que ela é gerada automaticamente de acordo com o preenchimento das perguntas e respostas.
Do feedbacks que a gente tem aqui na avaliação mas a gente também tem uma pontuação desejada né e isso vai fazer com que você tenha um direcionamento melhor em quais áreas e sub áreas você.
Tá tendo problemas para direcionar nas estratégias do seu negócio Então essa é uma planilha muito bacana para te dar essa visão completa interna e para fechar a nossa análise de situação atual.
Da sua empresa que pode ajudar durante o planejamento estratégico ou um momento de replanejamento ao longo do ano eu gosto muito também da Matriz BCG porque aqui a gente de fato entra numa das.
Partes mais essenciais de qualquer negócio né a matriz BCG ela tem esse nome porque ela foi criada pela Boston consulta em grupo dos Estados Unidos e ela basicamente te ajuda a fazer uma.
Classificação dos seus produtos ou serviços Então você sempre vai analisar de acordo com a estimativa de crescimento de no mercado que se chama Market growth e o nível de participação.
Né desses produtos que você tem ou serviços é dentro do mercado que é o market Sharon e isso gera para você uma classificação automática dividido em quatro quadrantes dos seus produtos ou.
Serviços então aqui você pode ter produtos abacaxi questionamentos vaca leiteiras ou estrelas deixa eu mostrar para você de uma maneira mais visual aqui eu acho que vai ficar mais legal.
Nesse dashboard Onde você consegue entender que a gente tem esses quatro quadrantes né e você vai analisar o percentual de produtos ou serviços que estão em cada um desses quadrados você.
Observa que nessa nossa análise a gente tem muitos produtos abacaxi que são aqueles que na nossa classificação eles estão estagnados ou em queda e com pouca participação no mercado Ou seja é um.
Produto em tese ruim né ele não tá ajudando muito a empresa então quando a gente pensa no planejamento observa que a gente tem muitos produtos ou serviços nessa categoria é aquela coisa você.
Começa a pensar como é que a gente consegue fazer para que esse produto ou serviço tenha mais participação no mercado ou mude de mercado Será que se a gente fizer alguma.
Alteração isso vai gerar um Resultado positivo então é sempre importante pensar nessa lógica né e eu gosto muito da classificação BCG por causa disso você pode inclusive para cada um dos.
Seus produtos que estão classificados dentro desses quatro quadrantes né entender como é que tá a expectativa de crescimento dele se é maior do que o mercado ou se é menor se for menor.
Realmente é um caminho muito ruim se for maior é um direcionamento bom a matriz BCG mostra para você Justamente esse controle e aí com isso você já consegue ter uma análise completa do teu negócio.
Só lembrando né se a gente faz análise das forças competitivas que estão impactando o seu negócio forças externas se a gente vai para swot e começa a analisar de fato Como é que tá a sua.
Matriz swot Quais são os fatores internos e externos que mais estão impactando o teu negócio se você entende como é que cada uma das áreas do seu negócio está e se por fim você consegue.
Também fazer uma análise do seu portfólio de produtos e serviços Com certeza você vai ter muito mais informação para direcionar a sua estratégia e é por isso que essas são.
Quatro ferramentas que estão presentes no look Prime que podem te ajudar a fazer esse momento de planejamento estratégico ser muito mais substancial tem muito mais informação e.
Consequentemente ser muito mais assertivo espero que essas ferramentas te ajudem no seu planejamento estratégico seja ele feito no final do ano no início do ano ou mesmo no meio do.