COMO VALIDAR DADOS ANTES DE ENVIAR PARA BASE COM VALIDATE NO POWER APPS CANVAS PASSO A PASSO

COMO VALIDAR DADOS ANTES DE ENVIAR PARA BASE COM VALIDATE NO POWER APPS CANVAS PASSO A PASSO Fala meus amigos como vocês estão sejam muito bem-vindos aqui ao meu canal meu nome é Ronan Vico e nesse vídeo nós vamos aprender a como validar dados antes de enviar esse dado para uma.

COMO VALIDAR DADOS ANTES DE ENVIAR PARA BASE COM VALIDATE NO POWER APPS CANVAS PASSO A PASSO

Coluna A ideia é eu poder saber se aquele dado vai dar erro na hora que eu der um Patch por exemplo ou até mesmo um submit form ou seja antes de eu criar ou atualizar uma linha Um item na minha.

Base eu quero saber se os dados que eu estou enviando são válidos bom a gente vai ver aqui na prática Então já tô aqui com meu Power apps aberto a função assim como você já viu aqui né no.

Provavelmente no título do vídeo e tudo mais é a validate então um nome muito tranquilo né aliás validação seria em português Então como que eu valido usando a função então validate aí como.

Que eu utilizo ela Ronan vamos ver aqui na prática para isso eu já Criei um caso legal aqui que vai ficar muito claro como funciona então que que eu tenho aqui galera eu tenho uma tabela de.

Parâmetros certo parâmetro valor prá para lá o que eu vou fazer é criar uma coluna nova tá de número então é uma coluna numérica Começa por aí já não não deveria aceitar texto essa seria uma.

Primeira validação correto o que mais eu vou colocar primeiro eu vou chamar aqui de ã valor número tá só para ficar claro o nome dessa coluna aliás vou chamar C número só para ficar claro que é uma.

Coluna numérica tá pra gente para quem tá começando ficar claro é uma coluna numérica e a descrição é eu não vou colocar nada mas eu poderia e só para ficar claro Estou criando no.

Sharepoint Porque sim mas poderia ser no SQL poderia ser no daav tanto faz a fonte de dado toda a fonte de dado tem ali a sua própria validação né exceto se não for uma um banco de dados uma uma.

Fonte de dados confiável como por exemplo Excel que aí não tem como ter regra de validação nela Beleza então por exemplo aqui eu já sei que é um campo de número tá tipado e eu vou colocar uma.

Regra de valor mínimo permitido então uma regra que eu posso ter aqui é que só aceita do número zero ao número 100 ou seja não aceita números menores ou maiores do que 0 a 100 então eu tô.

Criando uma validação no sharepoint essa validação poderia ser criada no dataverse no SQL então só quero deixar claro isso independente da fonte cada fonte valida ali de uma maneira tudo bem.

VEJA MAIS AQUI:

    Além disso eu poderia no sharepoint

    Criar uma regra de validação Se eu quisesse então além de ser zer 100 Eu Vou proibir o usuário escrever um número por exemplo 54 tá Vou vou fazer o.

    Seguinte ó o número né aqui a CO número ah eu tô na frente né vacilei aqui galera deixa eu colocar eu desse lado rapidinho ó então a CO número aqui ó na fórmula da minha validação de coluna tem.

    Que ser tá Ó tem que ser diferente de 54 então eu tô criando uma regra a mais então a minha coluna pode ter mais de uma regra né eu posso criar outras regras não pode ser 54 e nem 33 eu posso.

    Ir criando regras por exemplo e aqui eu vou colocar uma mensagem caso o usuário digite 54 não pode ser 54 Esse número é proibido beleza e vou salvar então essa coluna aqui ela tá preparada para.

    Receber números de 0 a 100 e não pode 54 Essas são as regras da minha coluna então quando eu clique em novo no sharepoint né se eu digitar aqui por exemplo 54 e tentar salvar isso aqui não.

    Pode ser 54 tá vendo esse número é proibido se eu colocar 101 o o valor deve estar entre 0 e 100 então o próprio sharepoint a o a própria fonte de dados valida isso antes né do.

    Envio Então como que eu faço na aplicação para que a aplicação possa validar também para que não dê o erro e eu tenha que exibir esse erro em tela pro meu usuário né Então imagina o.

    Usuário tá lá preenchendo os campos no power apps clique em enviar vem um erro na tela eu quero validar isso antes eu quero mostrar pro usuário o que pode e não pode antes dele clicar em enviar.

    Então a gente usa o validate aí para isso tá então essa primeira parte da aula foi só pra gente entender o que é uma validação criamos uma regra de validação na base aqui foi no sharepoint.

    Mas novamente pode ser em outra base não

    Tem problema nenhum e agora a gente vai utilizar essa validação na aplicação beleza mas antes já deixa seu like aqui se inscreve no canal se possível ajude a.

    Compartilhar ou até mesmo V membro aqui do canal e também Venha conhecer os nossos cursos do zero avançado na nossa escola O link tá aqui embaixo veja aí que eu tenho certeza que você vai curtir.

    Muito vai querer estudar com a gente tem conteúdos do zero avançado EPS Canvas automate Cloud temos cursos de rpa com aut desktop Então venha conhecer aí beleza bom vamos agora aqui para o foco.

    Da aula como que eu utilizo a função validate ela é muito útil porque eu passo a coluna que eu quero validar o campo que eu quero validar e vai me retornar né o um possível erro então.

    Para fazer isso na prática que que eu vou fazer eu vou colocar um campo de texto aqui tá uma entrada de texto clássica mesmo tá vou usar os campos clássicos um t um Label aqui só para pra.

    Gente entender ó coluna número é o que eu vou digitar aqui certo então isso aqui vai ser uma coluna número mas eu vou deixar esse campo como um campo de texto Apesar de eu saber que o que o.

    Campo é numérico só para podermos causar erros aqui e testar beleza e aí o que que eu vou fazer eu vou colocar aqui ó embaixo desse Campo de texto uma validação Então como que eu vou fazer.

    Isso vou colocar um texto um rótulo de texto em vermelho tá ó em vermelho Cadê pode ser tá cadê a cor né Aqui para baixo a cor em ver de novo eu tô na frente eu esqueço tá galera mas deu PR.

    Vocês sabem colocar em vermelho aqui vou colocar aqui embaixo e eu quero entrar com a função validate aqui porque a função de validação o que que acontece se der erro me retorna o erro em texto.

    Né me retorna a validação correto me retorna à validação então por exemplo qual vai ser a função aqui a função é validate e perceba fonte coluna e valor eu posso passar desta maneira ou de.

    Outra mas essa é a mais comumente utilizada fonte coluna e valor é como você vai montar no seu app Ou seja você vai fazer o seguinte então aqui nós vamos colocar a nossa fonte.

    Certo tb parâmetro que é aonde a gente criou a nossa coluna Então qual é a base a fonte tb parâmetro qual coluna eu vou validar eu quero validar a coluna com o número né que a gente criou juntos ó com.

    O número qual valor eu quero ver se funciona na com número aqui eu vou entrar com TXT com número né Vou colocar ali então eu quero validar se na coluna número a.

    A minha TXT com número pon text quando eu finalizo essa fórmula ele me mostra um erro qual erro é esse é um erro na validate a validate fala o seguinte ó se eu venho aqui na validate.

    Obter ajuda para esse erro ele fala o seguinte a coluna numérico número né a com número recebe número e você tá passando o texto né Então ele me dá um erro de fórmula em nível de fórmula não.

    De execução ele fala a sua fórmula está errada por que se isso é um campo numérico eu devo mandar números como que eu mando números para a coluna usando o value né então eu vou converter esse.

    Texto para número e aí a fórmula está correta a fórmula está correta ah Rana mas tá dando outro erro sim galera esse erro que tá acontecendo agora é de execução Qual é o erro de execução o.

    Erro de execução é está tentando transformar isso em um número entrada de texto em um número então não é mais um erro na fórmula é um erro de execução beleza por ser um erro em execução eu.

    Consigo corrigir e colocar ifs certo como assim Ronan primeira coisa que a gente tá fazendo aqui então validando se vai dar um erro no tipo de dado por exemplo mandar texto onde é número então.

    Primeira validação tem que ser do tipo esse tipo está certo ou errado por qu se der um erro aqui agora no validate ó se isso aqui for erro ó if error se isso aqui der erro quer dizer que tipo.

    Inválido aliás posso até escrever tipo digitado inválido a coluna recebe número né posso continuar esse erro aqui de mensagem Se eu quisesse Mas aqui é tipo digitado inválido aceita números certo.

    Vou colocar só isso então a primeira validação que a gente faz galera é do tipo do dado porque se tiver um dado digitado errado por exemplo um texto no campo de número ele vai dar erro de.

    Execução nessa fórmula Beleza então primeira validação é essa tipo digitado inválido as outras validações acontecem após eu saber que que o dado tá correto Então beleza digi um número o que que.

    Ele vai fazer ele vai pegar esse número e vai validar na coluna número vamos fazer esse teste aqui ó quando eu digitar o número um Olha o que acontece nada então como funciona a função.

    Validate a função validate me retorna Blank Blank certo quando tudo está certo então se eu não tenho problemas de validação vai estar em branco não vai ter problema então não aparece erro de.

    Mensagem se eu tiver um erro aqui isso aqui a gente tem que criar se eu tiver um erro nessa validação quer dizer que o tipo aqui né deu problema então aí eu exibo uma mensagem personalizada tipo.

    Digitado inválido a coluna aceita tal o valor você tá tá digitando o tipo inválido Aí você coloca uma mensagem que você achar melhor mas lembre-se tá tem que ser um erro de execução não adianta.

    Eu vir aqui e colocar ABC por exemplo que ele vai est um erro no na fórmula porque não tem como eu mandar um um texto Aonde aceita número então eu tenho que converter para a dar o erro em.

    Execução como a gente fez aqui beleza agora o ponto chave final da nossa aula aqui que é será que tá validando mesmo mes vou digitar men-1 Men 1 Olha só o valor deve estar entre 0 e 100 vamos.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=qk9CrUtpeFE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem