POWER QUERY TRATAR DADOS COLUNA DATA E HORA - CONVERSÃO PARA HORA, ADICIONAR COLUNA PERSONALIZADA

POWER QUERY TRATAR DADOS COLUNA DATA E HORA - CONVERSÃO PARA HORA, ADICIONAR COLUNA PERSONALIZADA A partir do vídeo de hoje você vai aprender a trabalhar com Power Bi e o Power query de uma forma fácil e de forma objetiva eu estou construindo projetos e tudo que eu for aprendendo eu.

POWER QUERY TRATAR DADOS COLUNA DATA E HORA - CONVERSÃO PARA HORA, ADICIONAR COLUNA PERSONALIZADA

Vou estar aqui compartilhando com você de forma gratuita no vídeo de hoje vamos aprender a estar fazendo tratamento de dados no power query eu vou estar lhe.

Mostrando a grande vantagem a mão na roda que é trabalhar com Power query utilizando várias planilhas você tá montando um pequeno negócio e precisa de uma planilha para.

Administrar o seu negócio se você tá precisando de um profissional que desenvolva planilhas e que te passe um orçamento sem compromisso gratuito entre em contato com o desenvolvedor Felipe.

Ele é parceiro do nosso canal ele já trabalha conosco fazendo planilhas eu o recomendo porque eu já conheço o seu trabalho chama ele aqui no WhatsApp ó vou dar um pequeno spoiler a você vamos.

Aprender inúmeras formulas da linguagem darx que é a linguagem do Power bi também vamos aprender a criar gráficos a fazer formatações no gráfico por exemplo formatação condicional como essa aonde.

Eu tenho um gráfico aqui de metas repare que eu tenho a minha linha de meta eu tenho aqui as minhas Barrinhas que atingiram a meta em verde as que não não airo em vermelho Vamos trabalhar com.

Segmentação de dados com contoles suspensos como esse aonde eu posso fazer um filtro por mês e claro vamos aprender inúmeros recursos como personalizar cartões enfim tá muito legal essa.

Minisérie Então vou começar a partir de agora com você já deixando o seu like então vou abrir aqui o Power bi do zero juntamente com você então aqui tá carregando uma nova página.

Aqui no meu Power bi então repar Ó vou clicar em relatório em branco ele me aparece com essa janela principal então aqui eu posso fazer a importação de dados repare também posso.

Vir através dessa opção importar mais tipos de dados com outras exões ó Então antes de eu importar os dados eu quero primeiramente abrir uma das planas a qual eu vou importar para que você.

Entenda a estrutura Então eu tenho uma pastinha a qual eu tenho as mesmas planilhas no formato de tabela e sem formato tabela eu fiz a importação de ambas eu não.

VEJA MAIS AQUI:

    Percebi diferença alguma na questão do

    Da importação dos dados mas eu vou trabalhar aqui com as planas no formato de tabela Então vou dar um duplo clique nessa partinha vou por exemplo aqui.

    Abrir a pastinha de fevereiro então repare vamos Ender aqui estrutura da plan a qual eu vou estar importando e fazendo tratamento de dados ó deixa eu só alargar aqui para que a.

    Gente possa ver o conteúdo ó então aqui ó para que você entenda ó eu tenho uma coluna que tem a data e horário inicial a data e horário final do serviço eu tenho a o serviço a qual foi feito foi.

    Feito eu tenho o tipo equipamento eu tenho aqui a questão do tempo essa coluna aqui embora ela me dê em segundos eu não vou utilizar ela eu vou fazer um cálculo lá no Power query.

    Utilizando essas duas colunas aqui eu tenho o código do serviço e tenho aqui a descrição do serviço e tenho o turno então eu vou poder confrontar quem tá.

    Trabalhando mais o primeiro ou segundo turno eu tenho aqui o código do operador que no caso é O Executor se eu abrir aqui a plan de Março basicamente vai ter semelhantes.

    Dados o que vai mudar obviamente são os horários de início e final Então vou fechar essa um detalhe antes de eu fechar Deixa eu só mostrar PR você como eu disse aqui.

    Essa plan tá no formato de tabela Então você sabe perfeitamente se você trabalha com Excel que Observe que eu est aqui Numa célula qualquer então repare se eu clicar nessa c a qual está formatado.

    Como tabela vai abrir uma guia mais aqui ó Design da tabela e aqui eu posso ver o nome da minha tabela tb dados Então vou fechar arquivo tem ficar col aberto e fazer a importação lá para.

    O por

    Bi Então vamos lá eu vou clicar importar dados do Excel vou selecionar a planilha qual eu quero fazer a.

    Importação eu posso aqui ó ele vai me mostrar uma prévisualização antes ele vai perguntar para mim o que ó o que é que eu vou estar importando eu vou estar importando aquela tabela que é o.

    Intervalo da planilha ou eu vou querer estar importando a minha por completo Ó que a aba da minha planilha ó só tem uma aba lá no caso eu vou marcar essa primeira opção ó que é a tabela então.

    Marquei ele vai deixar o pré-visualizar os dados se eu clicar aqui em carregar os dados vão direto lá para o Power bi o interessante e o mais recomendável é que eu possa fazer o tratamento Antes aqui.

    No power Quare que é exatamente ISO que vamos estar fazendo então muito interessante o que eu vou fazer aqui ó uma coisa que eu quero que você fique atento é que tudo que eu fizer aqui eu.

    Vou fazer apenas uma única vez quando eu trouxer novamente novos dados eu não vou precisar mais fazer essas etapas então é aí que o powerquery se torna uma mão na roda para você automatizar suas tarefas.

    Então muita atenção vou clicar aqui em transformar dados que é a segunda opção aqui podemos ver os nossos dados ó eu tenho todas as minhas colunas como tinha lá aqui eu posso fazer exclusão de.

    Colunas se for necessário no meu caso aqui o que eu vou fazer é destrinchar aqui algumas colunas mas antes o que que a gente vai estar fazendo eu vou precisar trabalhar com.

    Horas então o Power bi ele tem uma dificuldade em trabalhar com horas ele não é que nem o Excel que ele consegue fazer a interpretação de horas acima de 24 horas então assim já sabendo disso.

    Vamos fazer aqui um tratamento no power Quare para que quando eu faça cálculos com horas eu consiga colocar em gráficos Então a primeira coisa que a gente vai ter que fazer aqui é o seguinte ó eu vou.

    Pegar essa coluna onde tem a data e horário final vou clicar sobre ela com a tecla control selecionada eu vou clicar sobre a primeira coluna que tem a data e horário.

    Inicial e aqui é bem interessante Observe ó aqui na no meu menu eu tenho a opção adicionar coluna e aqui eu posso escolher como eu quero adicionar essa coluna Observe que.

    Eu vou aqui on relógio e eu vou escolher essa opção aqui subtrair então o que que ele fez ele fez uma subtração pegando a primeira Cola qual eu selecionei que é a data e.

    Horário final menos a data e horário Inicial então aqui eu tenho uma subtração se eu fechar aqui o Power query eu vou diretamente para o Power bi mas antes eu tenho que fazer alguns.

    Tratamentos at Porque somente dessa forma o Power bi ainda não vai conseguir interpretar esses dados com horas então o que que a gente vai fazer aqui ó observa que eu tô com essa coluna.

    Selecionada eu vou agora na guia transformar que eu clicar agora nesse reloginho aqui que tem a duração nessa setinha e vou escolher o formato total de horas Rep o que acontece ó o Power.

    Transforma aqueles dados agora em números decimais então horas nada mais é do que números no caso números decimais ó Então dessa forma aqui vamos conseguir.

    Fazer o tratamento lá no power bi para que ele possa representar em horas então para que a gente possa agora também fazer filtros aonde eu posso estar fazendo filtros por mês é muito.

    Interessante que eu posso fazer a separação da hora da data que estão em uma coluna só então o que que eu faço ó vou selecionar essa coluna Observe que eu t na guia transformar eu vou na opção.

    Dividir coluna aqui eu posso escolher o critério qual quero fazer essa divisão eu vou escolher por delimitador Primeira.

    Opção aqui ele vai me dizer o seguinte ó O que é que tem dentro da coluna que eu posso ele pode enxergar aonde começa e termina os dados se você.

    Reparar entre a data e o horário H um espaço então Esse vai ser o delimitador a qual eu vou estar informando aqui como critério assim ele vai saber aonde termina a data e aonde começa o horário.

    E nada mais é do que o espaço então entendido isso eu vou selecionar espaço ó e dou um ok Observe que aquela minha coluna A qual tinha data e horário Inicial Foi desmembrada em duas colunas.

    Ó Afinal também vou fazer o mesmo processo ó vou selecionar a coluna Observe que eu estou na guia transformar vou na opção dividir coluna por delimitador vou mudar aqui para espaço e.

    Dou ok e ele vai fazer o mesmo processo O que que a gente vai fazer aqui a mais ó repar eu Vamos alterar aqui os cabeços é bem simples Basta dar um duplo clique aqui no cabeçalho eu vou.

    Dizer aqui que essa aqui vai ser a data Inicial já vai ser o horário Inicial essa aquii eu vou chamar de data.

    Final esse aqui vai ser horário hora final um detalhe interessante é que nesses dados a qual eu faço a importação deles de um sistema lá da fábrica ã o.

    Que acontece não vem uma coluna com a quantidade de serviços aqui eu poderia utilizar uma coluna qualquer para contar a quantidade de incidências e poderia até me atender para que eu pudesse ah de.

    Certa forma dizer quantos serviços foram feitos mas assim quando eu precisar fazer cálculos matemáticos com ela por exemplo fazer uma divisão para obter um percentual você há de concordar comigo.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=qKK-n0TfOfo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem