Crie uma Planilha Profissional Aula 3 Projeto Planilha Controle de Vendas Relatórios

Crie uma Planilha Profissional Aula 3 Projeto Planilha Controle de Vendas Relatórios Olá bem-vindo a mais esse vídeo do guia do Excel Eu sou professor e consultor Marcos hipper e nesse vídeo nós vamos continuar a construção de uma planilha profissional no Excel nesse vídeo você vai aprender como criar relatórios automáticos profissionais dentro do Excel parametrizados que quando você seleciona uma data um fornecedor os pagos Não pagos ele já vai fazer isso automaticamente para você se você gostar desse vídeo deixe seu like se inscreva no canal temos novos vídeos toda terça e todo sábado e também te convido meu.

Crie uma Planilha Profissional Aula 3 Projeto Planilha Controle de Vendas Relatórios

Aluno do curso Excel completo que é uma formação profissional que vai desde o Excel básico até a programação VBA ainda inclui outros cursos como PowerPoint Word Power Bi você tem um total 11 cursos mais de 160 horas 164 horas de vídeo você tem agora na nossa formação e tudo isso com acesso vitalício e toda vez tem um novo curso uma nova aula você recebe também inclusive o novo curso de Word que foi criado agora já está disponível para todos vocês que são nossos alunos Ok então é isso para você.

Se nosso aluno O link tá aqui embaixo na descrição é uma formação vitalícia com certificado para cada um dos para cada um dos cursos E você tem sempre todo o suporte garantia de 30 dias não gostou é só entrar em contato que a gente cancela na hora então você não tem nada a perder só tem a ganhar sendo nosso aluno deixei o link aqui embaixo para você conhecer Ok então é isso vamos ao nosso vídeo nessa aula nós vamos então criar criar os relatórios mas também vou criar aqui o campo que faltou que é o cálculo.

Do estoque para isso nós vamos usar a função soma CS então aqui em cadastro de produtos Você vai clicar igual soma C abre parênteses Então esse aqui vai fazer uma soma condicional para isso só precisa de três parâmetros então intervalo da soma então eu vou lá em compras seleciono Nossa coluna de qual é o valor que eu quero contar né somar Então vai ser a quantidade vou dar um cont control espaço e aqui a quantidade o que ele vai somar daí ponto e vírgula intervalo de critérios é qual é a coluna que tem os critérios pelos quais eu.

Quero analisar então no caso eu quero pelo produto eu vou selecionar o produto contol espaço produto ponto e vírgula e qual é o critério quando que eu quero somar então eu vou analisar para cada um deles vou dizer eu quero somar só perfume masculino aí vai procurar esse e quando achar mais um ele vai somar Então vai ser quat mais o que ele achar ali voltar para compra Ah para produtos Lembrando que tinha que ter apertado um ponto e vírgula senão ele vai acabar substituindo o que você tinha ali tá e aqui você vai selecionar o produto perfeito então ficou assim ó faz parênteses dou enter e olha só deu esses.

Valores Tá feito não ainda por qu nós só entramos só temos a entrada mas temos as vendas também as saídas então para isso nós vamos fazer a vamos reduzir ele tá vamos Apagar tudo aqui ó para poder eh ficar melhor tá menos Então você vai dar um menos e aqui embaixo você vai fazer de novo ó soma 6 e daí nós vamos somar agora pela tabela de vendas vamos lá na tabela de vendas e aí eu vou somar então a coluna.

De quantidade tá aqui selecionada coluna de quantidade ponto e vírgula qual o intervalo de critérios vai ser o produto contra o espaço para esse produto ponto e vírgula e agora qual é o critério o critério daí de novo ó Lembrando que eu tenho ter dado ponto e vírgula eu vou selecionar aqui então este produto perfeito fecha parênteses vou dar um enter e tá ali os valores perfeito vou centralizar eles então agora a gente sabe o nosso estoque E cada vez que a gente tem uma entrada uma saída ele.

Automaticamente já vai fazer isso por exemplo tava batom líquido né batom líquido ou posso até botar aqui embaixo ó vamos fazer uma entrada ou uma saída tanto faz né então pode ser aqui ó por exemplo deixa eu mentar por exemplo aqui batom líquido batom tem botar primeiro a data 7 do6 batom líquido ok daí vamos colocar o preço que foi 4,50 entraram 5 dali o valor né valor pago foi 2250 já foi pago foi pago no dia 7/06 tá então agora tem.

Mais cinco naquele item né quando a gente vem aqui ó tinha 17 agora tem 22 Ok então tá funciona certinho agora nós vamos criar o nosso relatório Então tá feito aqui né volta para 100% e daí você olha ali tudo tá normalzinho agora nós vamos a relatórios em relatórios nós temos aqui vendas compras e dashboard Eu acho que já tá ligado os links né ó relatório de vend já tá aqui então eu vcar nele primeiro Olha que legal já vem direto então agora criar nosso relatório de vendas aqui na célula B3 você vai.

Digitar então esse nome relatório de vendas tudo maiúsculo de vendas lembrando da nossa fonte né a fonte padrão que a gente tá usando aqui muito bem daí de novo você pode vir aqui selecionar aqui então cor da linha seleciona cor da linha aqui e daí você desenha ela que nem a gente fez na outra aula certo pode fazer maiorzinho porque o relatório ele é maior tem mais colunas assim mais ou menos ou até mais eu diria ele vai até a.

Coluna P Então mas tá aqui ó tá Dá um es daí beleza então ficou desse jeito aí que você tá vendo ó para dar esse zoom é sempre control e a bolinha do mouse tá a rodinha do mouse o scroll Então você faz isso daí para ele diminuir e aumentar agora na célula B6 você vai digitar período tá logo ao lado dele você vai digitar então uma data tá nessa data aqui por exemplo um do dois qualquer coisa assim ele vai ficar nesse formato aqui como é que ele ficou control 1 aqui.

Em personalizado Eu coloquei assim ó MM bar aa ele tá como data tá como 1/2 2024 tá ali em cima olha lá 1/02 2024 mas eu tô pegando aqui somente o ano tá para ele aparecer visualmente ele tá mostrando 224 fica mais fácil da pessoa digitar tanto que ela se digitar assim ele pega também tá vendo 224 324 ele pega também o mês e o ano ele entende isso tá isso é da é do lançamento de data ele é assim tá agora nós temos aqui.

VEJA MAIS AQUI:

    Período dois pontos fornecedor dois pontos e situação dois pontos pro

    Fornecedor eu vou fazer então uma lista deixa eu limpar a lista aqui opa opa deixa eu limpar aqui daí a gente faz junto então aqui ó em fornecedores eu tenho gerenciador de nomes L fornecedor foi o que a gente criou antes em outra aula então nós vamos utilizar aqui dados validação de dados lista igual underline L fornecedor e porque daí aqui ó.

    Seleciono ele né ou digito ele já vai pegar aqui diretamente automaticamente por que que eu tô fazendo isso essa primeira parte é onde a gente faz a configuração Quais são os itens que a gente tá parametrizando o nosso relatório então eu quero somente do período 324 eu quero somente fornecedor Natura e eu quero a situação todas ou que não foi pago ou que tá em ou que tá pago tá tudo isso então a gente pode filtrar ISO pela situação também pelo fornecedor e pelo período esse é o nosso relatório aqui também deixa eu limpar.

    Pra gente fazer tudo né fazer tudo junto Opa então aqui você vai clicar aqui ó dados de novo validação lista pagos Não pagos e todos dá um ok ele vai aparecer assim ó tudo com ponto e vírgula tá pagos Não pagos e todas todas acho que eu botei pagos em aberto e todas botei errado ali pagos em aberto e todas todas as nossas.

    Vendas dá um ok e pronto já vai aparecer Nossa listinha aí então tá bom então você vai ficar desse jeitinho aqui o fonte que eu utilizei o tamanho da fonte foi 14 em todos eles tá 14 em todos eles ao lado aqui eu vim uma mesclagem de célula Olha só eu peguei todas essas células aqui selecionei mesclar e centralizar por quê aqui eu vou colocar logo que nós temos ali do fornecedor Natura como é que eu posso fazer isso pra gente fazer isso basta se a gente utilizar então o proc x com imagem Olha que legal então eu vou fazer aqui Deixa.

    Eu botar na para linhado da esquerda para você ver melhor tá abre mais vi a fórmula igual proc x abre parênteses qual é o valor que eu tô pesquisando este valor aqui OK pode dar um travar se quiser ponto e vírgula pesquisa Matriz onde eu vou pesquisar qual é a coluna que tem esse nome ali então você vai em fornecedores a coluna que tem o nome do fornecedor tá fornecedores só que ele Peg pegou ele viia pegar a tabela não sei porque que ele não pegou a.

    Tabela eu quero que ele pegue a tabela Ah vamos tentar pegar assim ó T fornecedor e agora ele pegou Abre ali fornecedor se não faz se não faz por bem faz por mal né tá ali ó fornecedor ponto e vírgula Qual é a matriz de retorno a nossa Matriz logo tá acho que não adianta digitar assim então selecionar não deu então tem fornecedor Lembrando que eu tô usando uma versão eh insider Beta então pode ser que algum erro alguma ajuste uma coisa que ele falha assim pode ser da versão tá porque.

    Essa versão não é aqui todos utilizam nas empresas nas nas suas casas você não vai ter isso aí exatamente igual tá então aqui mais as funções que eu tô utilizando sim ão todas no 365 então aqui pode colocar não encontrado se não achou né se não tiver não encontrado Então tá ali ó mar Av ok fecha parênteses tá e ele vai dar um enter e olha só ele já traz automaticamente eu nem utilizei a função imagem ele já puxa.

    Automaticamente para você tá E agora quando eu troco aqui olha só que legal ele fica bem legal no nosso relatório mostrando Então qual é o fornecedor que foi selecionado então fica bem legal bem personalizado pra gente aqui também voltando aqui reduzindo diminuindo nós vamos pra célula b11 onde nós iremos criar o nosso cabeçalho então no nosso cabeçalho vai ser assim eu vou criar Na verdade eu acho que eu posso posso até copiar direto os campos que eu tenho lá do dos.

    Vendas tá porque basicamente é o que a gente vai fazer pegar todos os itens de vendas e vamos trazer para cá então eu copiei esses aqui vou lá em relatório de vendas e vou colar aqui aixa vou colar direto deixa eu ver se ele vai pegar ó legal já pegou o formato que eu quero inclusive tá então ele fiquei desse jeito aqui ó tudo prontinho tá deixa eu limpar Se tiver regra de formatação condicional aqui da plan inteiro OK pra gente poder fazer junto tá entãoo aqui ó Tá feito a primeira parte que a gente tinha que fazer esse é o layout e agora.

    Nós vamos a parte principal aonde a gente vai criar Então essa fórmula para retornar essa informação certo então

    Para isso a gente vai fazer um cálculo com a função filtro a função filtro ela permite então que nós retornemos dados a partir de uma lista de uma tabela eh utilizando critérios por exemplo que seja de um determinado período que seja de um determinada fornecedor né que naquela coluna você tem determinado texto Então tudo isso a gente consegue fazer ali inclusive com partes de texto também tá tem uma aula muito completa aqui dentro do Gu Excel sobre filtro e no.

    Nosso curso então você vê isso muito a fundo então aqui você vai digitar em B12 filtro abre parênteses eu vou lá em vendas e vou selecionar Então tudo cont control T seleciona toda a informação ou t venda digita direto ponto e vírgula e vou voltar para o incluir aqui então e aqui a gente vai colocar da seguinte forma Fecha aqui nessa segunda parte Então a primeira parte é o que a gente quer retornar e quando a gente quer retornar é a principal parte esse incluir é o principal parâmetro da função filtro é onde a gente vai filtrar toda a informação Então vamos lá abre parênteses abre parênteses de novo tá E.

    Nele você vai colocar assim ó D aliás primeiro eu vou pegar a coluna de vendas vou pegar aqui quando então o que eu vou fazer é quando a coluna de data essa data aqui certo for então maior e igual e agora eu vou voltar para cá de novo então aqui maior ou igual que data abre parênteses aqui nós vamos montar uma data Por quê a pessoa pode ter digitado aqui em cima ó nós vamos verificar se a data tá dentro do período né entre dia 1/03 E 31/03 é isso que a.

    Gente vai fazer só que para eu fazer isso a pessoa pode ter digitado qualquer coisa aqui 1 do TR 5 do TR 10 do TR e aparecer 3 do 24 também só que ele ia retornar errado se a gente fosse eu quero pegar o período todo sempre então para isso eu vou fazer assim ó ã vou montar essa data ano vou pegar o ano daqui tá é ruim quando a gente utiliza fórmula pegando de outro lugar por causa disso ele acaba pegando sempre o o o nome completo depois tá daí você vai ter que ficar digitando aqui C6 pode travar ponto e vírgula mês per 66.

    F4 ponto e vírgula 1 que é o primeiro dia do mês então se ele for maior ou igual que a data primeiro dia do mês tá É isso aí Fechou então é isso aqui mesmo ó então quando a data foi for maior que essa data aqui tá agora nós vamos fazer o seguinte vou botar mais um parênteses aqui ou pode fechar aqui direto né Pode fechar aqui direto daí você vai fazer assim ó vezes abre parênteses e daí eu vou pegar de novo T venda data T venda data muito Opa data fecha ali for menor.

    Igual e daí vou montar de novo ó data pode até pegar direto tá se quiser pegar direto pode pegar de direto isso aqui ó por quê a gente vai botar Ah mas não vai ser igual a mesma data não porque nós vamos utilizar uma função na frente fim mês a função fim mês pega a última data do mês que você tá selecionando então aqui como a data é final do mês 1/3 24 eu vou botar aqui ó ponto vírgula z0 porque eu quero daquele mês se eu quisesse do mês anterior menos um Se eu quisesse do mês seguinte um ou.

    Se quisesse pra frente 2 3 4 ou para Trás -1 - 2 -3 tá então esse zero ali significa que é do mês atual do mês que tá selecionado naquela data sendo passado naquela data tá Não exatamente o atual né então fecho parênteses aqui fecha de novo e fecha de novo Dá um enter olha só que interessante já tá retornando toda a informação aqui somente do mês de março Se eu mudar aqui ó para 24 ele pega direto tá se eu botar aqui ó 6 do2 e por aí vai ó Então já.

    Pega automático aqui pra gente acho que não tem de 23 mas tá dando um erro ali quando tá não tem informa depois a gente arruma tá então só para você ver que tá funcionando direitinho vamos melhorar isso aqui copiei apaguei colei de novo tá eu faço isso pra gente não ficar com a a os dados logo ali abaixo fica ruim da gente entender fecho tiro esse enter Dad né esse dado ali vou dar um Alt enter e vou colocar aqui o seguinte agora eu vou verificar se os dados do fornecedor estão preenchidos tá então aqui eu vou fazer uma coisa bem legal.

    Agora você botar vezes tá Alt enter para ficar aqui logo aqui abaixo então o primeiro critério tá ali abre parênteses quando o fornecedor for Rin ou quando for não tiver nada preenchido eu quero que retorne de qualquer jeito retorna a todos então como é que eu faço então para isso você vai fazer assim ó primeiro então vou selecionar Nossa coluna de vendas Qual é o fornecedor seleciono contra espaço for igual então a esse fornecedor que nós temos aqui Rod Então tá C7 Ok trava ali isso.

    Vai resolver vai se eu botar assim ó fechar agora já tá funcionando isso aqui pode crer que isso aqui são só os clientes do Hinode Olha lá Hinode merque Avon tá tudo ali certinho mas se eu digitar nada ele buga ele vai dizer que olha não encontrado não achado beleza OK Na verdade eu quero que aparece todos aqui ó não quero que apareça quero que apareça todos de mostrar aquilo ali tá como é que eu faço então então nessa parte aqui.

    Ó nessa parte aqui onde a gente tem eh a parte do fornecedor o filtro do fornecedor você vai tirar ali o o campo e você vai abrir mais um parênteses aqui na frente e dentro disso aqui ó dentro desse parênteses aqui que faz parte dessa condição você vai digitar um mais e daí nós vamos verificar se for assim ou se se esse campo C7 C abre parênteses e fecha C7 trava for igual a vazio então isso vai significar verifica se tá.

    Preenchido ali o fornecedor se tiver preenchido o fornecedor Traz ele ou verifica se o C7 é igual a vazio se o C7 for igual a vazio o que ele vai retornar Então olha aqui ó F9 verdadeiro o que que ISO significa pra gente se eu pegar esse item aqui ó se eu tentar dar um F9 agora você vai ver que ele vai aparecer falso falso falso Por quê ele não achou na nossa tabela nenhum item aonde o fornecedor é igual a vazio logicamente certo então ele retornou falso quando eu.

    Faço falso mais verdadeiro e não vezes é como se a gente fizesse um ou tá então ele vai somar falso mais verdadeiro um ou 0 + 1 1 tá vendo já tá aparecendo ali ó tá ó um dá para ver ali o que acontece certo no F9 olha ali então daí ele multiplica aqui ó tudo isso ele vai retornar verdadeiro ou falso também tá isso aqui vai retornar verdade verdadeiro verdadeiro isso aqui também vai tornar verdadeiro quando for né claro né verdadeiro ou falso ele vai multiplicar um pelo outro e no final nós.

    Vamos ter Então a nossa informação preenchida então ele vai multiplicar verdadeiro vezes verdadeiro por exemplo vezes verdadeiro daí ele vai retornar se esse aqui não tiver se esse aqui for falso e esse verdadeiro e esse verdadeiro ele vai não vai retornar porque se um deles for falso Ele não retorna isso na multiplicação tá porque é a mesma coisa que eu digitar o 1 x 0 vai dar 0 certo agora 1 + 0 É iG a 1 por isso que nós temos aqui o mais que representa como se fosse pra gente um ou tá então nessa situação eu tô vendo.

    Fornecedor igual a C7 ou C7 igual a Branco quando eu dou um enter Olha lá ele traz toda a informação de todos os clientes perfeito muito bem então vamos continuar aqui agora nós vamos ver a parte de pagamento selecionar tudo aaga tá e na parte de pagamento vamos Verificar também se Ah o cliente foi pago ou se não foi pago tal para isso nós vamos fazer a seguinte forma Vamos colocar utilizando um C onde a gente vai verificar então se for pago faz isso se.

    Não for pago faz aquilo tá então vamos fazer assim ó vamos fecha parênteses dá um asterisco ali abre parênteses deixa eu dar um es aqui deixa eu aumentar um pouquinho mais fica bem legal aí tá Apaga ali vezes abre parênteses aqui e olha só agora a gente vai usar um C abre parênteses C abre parênteses e nele nós vamos verificar aqui se C8 que é essa célula aqui ó tá se C8 trava aqui.

    For igual a todas todas então um retorna tudo tá retorna tudo é todas então retorna tudo e pronto tá beleza ponto e vírgula daí dentro dele a gente vai colocar aqui ó se se abre parênteses C8 que é a situação ali C8 for igual então a pagos daí você tem que colocar entre aspas duplas pagos então daí a gente tem que olhar lá na nossa tabela de vendas aqui ó contém.

    Essa coluna de pagas aqui ó data do pagamento concorda você tem data de pagamento então Teoricamente Tá pago tá ou for diferente você pode pegar também pela pelo valor né o valor pago restante for maior que zero ou igual a zero né então você pode colocar aqui ou por aqui tanto faz por exemplo restante Então se tá pago é igual a zero concorda Então tá ali então se é pago é igual a zero perfeito ponto e vírgula vamos voltar para lá no relatório de.

    Vendas tanto aqui ó se for pago valor restante igual a zer ok Senão né daí a gente vai pegar o se for em aberto tá se for em aberto senão a gente tem Abrir parênteses de novo ó C abre parênteses C8 trava de novo for igual a em aberto em aberto então daí eu tenho que colocar ali quando o valor for maor que zero venda restante né vend Opa T venda.

    Não pegou T venda restante for maior que zero perfeito Então é isso aí agora tem que fechar os parênteses fecha fecha fecha fecha e deu um bug aqui que eu Olha vou copiar aqui vou dar um enter ver se ele vai funcionar não funcionou não tem problema eu vou fechar aqui vou ver o que aconteceu faltou aqui ó esse foi o bug faltou aspas duplas ali tá então aqui ó C8 e aqui faltou parênteses Beleza então.

    Tá ali ó retornou nossa nossa toda a nossa informação porque eu mandei para todos certo tá ali o restante todos não importa então todos agora eu quero somente os pagos olha só só quem pagou agora somente os Não pagos suzinho aberto né somente quem não pagou onde o restante é maior que zero perfeito Então tá aí ó nosso relatório quando é todas quando é pagos quando não é quando não é pago tudo certo excelente agora nós vamos concluir essa informação certo vamos botar aqui ó.

    Aumenta aqui seleciona tudo Lex aqui apaga Cola e agora nós vamos colocar tudo classificado pela coluna tá então Digamos que eu queira classificar aqui pela coluna 1 2 tá por exemplo pela coluna 4 né 1 2 3 pegar o fone daí não é legal Vamos pegar pela coluna do pela coluna data mesmo tá pela coluna data e pela coluna fornecedor 1 2 3 4 5 6 7.

    Então coluna do e coluna 7 Ok então que se eu vai colocar classificar antes de tudo abre parênteses lá no finalzinho você vai botar aqui ó entre Chaves a coluna que eu quero primeiro pela coluna de data dois depois pela coluna de fornecedor tá sete fecha parênteses dou enter e olha que legal agora ele tá classificado pela data e também pelo fornecedor eu coloquei o fornecedor certo ah tá é porque como a data ela sobrepõe o fornecedor daí fica.

    Assim se você quiser de outra forma pode ser 7 e do vai ficar mais certo que por fornecedor e por data pode ser também primeiro depois por dois Agora sim Avon e daí todas as vendas da Avon hinod e todas as vendas da Rin Jeti né E por aí todas as vendas tudo organizado por classificado pela data ali também tá bom se não tiver informação o que que dá vamos ver o que acontece um do 3 do 20.

    Da cal então eu posso colocar aqui ó Teoricamente eu poderia colocar aqui dentro do do filtro aqui né Poderia botar aqui ó ponto e vírgula e não encontrado fecha asas duplas Dá um enter só que ele dá um erro tá então o que a gente pode fazer por causa do classificar tá pode botar um se erro antes de tudo abre parênteses e lá no finalzinho dois pontos ali ou não encontrado não encontrado então ficou desse jeito aí ó daí não encontrado tá.

    Só para você a fórmula então ficou assim ó o c erro né eu abri parênteses antes de classificar e aqui no final eu coloquei não encontrado e daí se ele não encontrou se não conseguiu encontrar vai aparecer assim tá bom 324 Opa 324 tá ali a nossa informação e aqui se a gente mudar aqui também o Avon ja merk vai aparecer Nossa informação ali ó Conforme o nosso filtro conforme o mês eu tô analisando também ele vai trazer a nossa informa a s tá ão todas TRS todas eu quero tudo por.

    Exemplo quero só o que tá em aberto só o que tá pago você pode selecionar ali e filtrar a informação e ele vai aparecer ali então Conforme você quiser tá bom excelente muito bem vamos salvar esse aí e agora no próximo a gente vai fazer então o relatório do compras certo vamos fazer do compras agora também você já entendeu bastante coisa hoje né Por enquanto nós vamos fazer agora do compras que ele é basicamente a mesma uma coisa que a gente fez nesse Ah deixa eu fazer uma coisa antes no vendas faltou a gente montar aqui os somas aqui.

    Em cima também ó que é legal não é botar a soma certinho de Quanto que deu os valores então é legal aqui em G7 ó eu posso colocar valor total valor total a fonte que eu usei aqui foi 11 tá e a cor que eu utilizei aqui foi essa cor aqui ó tá 64 64 64 tá valor total valor pago dois pontos vou voltar para cá pula uma valor pendente dois.

    Pontos e comissão dois pontos legal e daí a gente vai somar Então quando for valor total quando F valor pago é só somar as colunas ó E para isso de novo nós vamos utilizar a função subtotal não vamos utilizar a função soma porque se a gente usar a função soma ele não vai vai somar corretamente certo porque quando eu filtrar ele não vai trazer informação correta se eu utilizar um filtro aqui em cima né que eu posso aplicar um filtro Então uso subtotal que é melhor subtotal.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=FcZy4gz3VjU

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem