COMO OBTER A LINHA INTEIRA COM MAIOR VALOR EM UMA COLUNA- ENTENDA TABLE.MAX E TABLE.GROUP

COMO OBTER A LINHA INTEIRA COM MAIOR VALOR EM UMA COLUNA- ENTENDA TABLE.MAX E TABLE.GROUP Fala meus amigos como vocês estão sejam muito bem-vindos aqui ao meu canal meu nome é Ron Vico e nesse vídeo nós vamos aprender a como extrair os maiores valores de uma tabela para ficar bem.

COMO OBTER A LINHA INTEIRA COM MAIOR VALOR EM UMA COLUNA- ENTENDA TABLE.MAX E TABLE.GROUP

Claro isso que eu acabei de falar imagina o seguinte a gente tem ali uma tabela com alguns valores referente a um estado por exemplo né então eu tenho aqui sei lá uma venda o faturamento de.

Um produto 1 a que faturou vendeu 4400 em São Paulo e aí eu vou tendo né vários produtos poderia ter datas aqui também né então quanto que faturou por data quanto que vendeu por data e aí eu tô.

Montando alguma visão e eu quero trazer somente o maior valor ou o valor mais recente né galera quando que eu uso muito essa técnica aqui quando eu tenho valores que se repetem na tabela então.

Às vezes a gente tem uma tabela que tem os valores ã eh anuais mensais e eu quero pegar o maior eu quero pegar o valor mais atual eu quero pegar o valor mais recente para isso eu quero falar o.

Seguinte aqui pro Power query eu quero pegar o valor maior que eu tiver de São Paulo Imagine que poderia ter aqui uma coluna de data né então eu quero pegar a maior data a linha da maior data de cada.

Estado né que entra o desafio eu quero pegar de cada estado então eu quero pegar o maior valor de São Paulo o maior valor de Rio de Janeiro mas eu quero trazer todas as informações né.

Como que a gente faz isso como que eu falo pro powerquery ó quero pegar o maior a a linha inteira do maior valor aqui no caso de São Paulo seria essa mas eu quero trazer a linha inteira bom para.

Isso tem algumas formas de fazer isso n ensinei até alguns métodos já usando list.max aqui no canal Vou deixar um card aqui em cima essa aula que tem muita coisa bacana nessa aula mas nessa.

Aula aqui a gente vai aprender a usar o table.max vamos ver aqui como é que funciona primeira coisa que a gente vai fazer é agrupar né agrupar nessa mesma aula que eu acabei de citar a gente já.

Aprendeu Mas vamos aqui Rever eu quero agrupar então esses valores como que eu faço para agrupar uma tabela aqui aqui na própria página inicial né a gente pode usar os botões Lembrando que tudo.

Que o botão faz dá para codificar direto aqui no editor né então eu já deixo meu editor Zinho aqui né no Alt um Já ensinei essa técnica aqui no canal então no meu Alt um eu abro o editor poderia.

VEJA MAIS AQUI:

    Vir aqui e codificar direto mas você

    Pode ser iniciante tá iniciando vamos aqui direto nos botões página inicial e vamos em agrupar P no agrupar P ele vai te mostrar as possibilidades de como.

    Você pode agrupar essa tabela como que eu quero agrupar eu quero agrupar pelo Estado certo porém eu vou colocar aqui ó avançado aqui galera o que que eu quero que vocês entendam eu posso fazer um uma.

    Um agrupamento aqui né e e e trazendo aqui informações desse agrupamento por exemplo Qual que é o maior valor do Estado Mas eu não quero trazer o maior valor do Estado eu quero trazer todas as.

    Linhas né E aqui que começa a a o nosso desafio por exemplo se eu coloco aqui ó maior valor e coloco Max valor beleza ele vai trazer o maior valor só que eu não quero trazer só o valor como eu.

    Falei para vocês né Eu quero trazer a linha inteira o desafio é eu quero trazer as linhas com os maiores valores de cada estado então eu quero nesse caso aqui qual que seria né o resultado que.

    Eu queria ter como final eu queria ter esse aqui E no caso né ã seria essa aqui ou seja o maior do São Paulo e maor de Rio de Janeiro excluir as outras certo mas se eu coloco aqui Max valor ele vai.

    Trazer beleza E se eu colocar todas as linhas aqui ó todas as linhas vamos ver o que que vai acontecer né OK beleza Ele trouxe São Paulo e o valor e na tabela ele me traz ó todas as linhas tá vendo.

    Ou seja não é exatamente ali nos cliques o que eu tô buscando né eu até poderia tá galera fazer uma gambiarra aqui de criar uma coluna adicional para essa tabela filtrando onde o maior valor né é.

    Igual a esse concorda essa lógica aqui funcionaria uma técnica mas não é a melhor e não é essa que a gente quer ensinar aqui não é a mais eficaz Então até poderia falar ó cria uma coluna aqui.

    Filtrando essa tabela aqui onde esse

    Valor é igual a esse certo então poderia fazer isso Tá Mas não é a ideia Aqui nós temos uma função para nos ajudar aqui que é justamente a table pon Max aonde.

    Eu posso utilizar Então esse table pon Max né ou seja pegar a maior linha e de uma tabela através de uma coluna bom eu poderia fazer um próximo passo aqui transformando esta coluna chamando.

    Table P Max tá então vou fazer os dois métodos eu quero que você entenda o que que está acontecendo aqui eu não quero só que você reproduza tá então o que que eu vou fazer aqui no código e sim vai.

    Ter que ser no código não tem um botão aqui pra gente transformar a tabela ó se eu clico com o lado direito não tem tá vendo a opção de transformar essa coluna é por isso que eu sempre ensino.

    Diretamente no código entendeu o que tá fazendo porque nem tudo vai ter botão aí para você tudo bem então Ó aqui no código o que que nós vamos fazer eu vou acrescentar uma linha certo e eu vou.

    Colocar aqui ó eh transformando pode dar o nome que você quiser tá até para exempli ficar ó banana tá igual ou seja tô criando uma nova etapa aqui tá vendo tem linhas agrupadas o nome é linhas.

    Agrupadas que é isso aqui mas eu posso chamar de banana se eu quiser banana vai ser igual a table P Transform colums Ou seja eu quero transformar algumas colunas dessa etapa ou seja qual que é a.

    Etapa linhas agrupadas Exatamente isso aqui tudo bem então eu quero transformar uma as colunas daquela tabela que eu tô vendo em vermelho só que eu não preciso transformar todas as.

    Colunas eu posso colocar aqui ó vírgula e entrar com a lista de colunas que eu quero transformar então eu quero transformar a coluna todas as linhas então eu venho aqui e coloco todas as.

    Linhas vírgula o que que eu vou transformar nessa coluna para cada linha table P Max Ou seja eu estou transformando as colunas dessa etapa quero transformar a coluna todas as.

    Linhas e para cada linha eu quero pegar a maior linha da tabela a gente entra com underline porque underline Ronan o underline é para cada linha certo ó it o underline significa na.

    Linha atual então quando eu tô falando o seguinte it table Max ele tá fazendo o seguinte ó para cada linha então ele vai nessa linha qual linha que é essa underline tá ó underline Então table.max.

    Vai fazer a transformação e ter um resultado aí vai para próxima linha e vai usar o underline vai ser o azul agora por exemplo ó então o underline aqui no it significa para a célula atual.

    Para essa linha atual que eu estou transformando então para cada linha pegue o table.max da linha usando como referência qual coluna A valor a valor Pronto está pronto eu só tenho que jogar.

    Né o resultado aqui no final banana e vou colocar concluído olha o que ele me trouxe um registro galera olha só o que tá acontecendo tá ó eu tinha aqui linhas agrupadas onde eu agrupe todas as linhas.

    De São Paulo tá vendo ó todas as linhas de São Paulo beleza que que eu falei forme essa coluna para cada linha use o table P Max Então na linha seguinte aqui ó na etapa seguinte banana que que vai.

    Acontecer ele foi para cada linha pegando a maior linha da tabela usando como referência a coluna valor então ele foi para essa linha Procurou a maior linha que tinha o valor achou o 999 e.

    Trouxe como resultado esse registro é por isso que na etapa posterior aqui ó Isso se tornou um registro porque agora é uma linha não é mais uma tabela só tem uma linha que é a maior o resultado.

    Obviamente é exatamente aquela que eu queria ó 4 SP 999 ID único e aqui no RJ também ó 2c RJ 888 asd Então dessa forma já estaria pronto bastaria eu né abrir aqui expandir né ó expandi para ter.

    Todos os dados só que primeira coisa vamos dar alguns passos para trás tá ó voltei voltei voltei tá Voltamos para começo da aula Calma Calma fique tranquilo o ponto é que primeiro eu não.

    Precisaria ter agrupado né a coluna valor vamos voltar lá ó página inicial agrupar por quero agrupar por estado e trazer todas as linhas tá vendo ó todas as linhas beleza Ok pronto eu não.

    Precisava daquela coluna valor começamos por aí fechou tem o estado e todas as linhas referente ao estado a aqui galera não precisaria de uma etapa a mais para transformar essa tabela sabe por quê.

    Porque quando eu agrupo já está acontecendo uma transformação então no próprio código do table P group ele já está ó agrupando pela coluna estado certo.

    Minha categoria aqui é Estado e eu estou criando uma coluna chamada todas as linhas it underline olha só o que ele tá fazendo ele tá simplesmente trazendo todas as linhas de São Paulo ou seja ou.

    Seja tá bastaria eu entrar com table.max aqui eu não precisaria nem criar uma etapa a mais tá então uma dica a mais para vocês ó aqui ele já tá gerando essa tabela esse underline é igual a essa.

    Tabela tá aí ele vai pra próxima linha esse underline é igual a essa tabela porque ele agrupa tudo que é do Estado então basta eu falar pegue a a maior linha dessa tabela usando como.

    Referência a coluna valor acho que era valor tudo maiúsculo né valor enter Pronto Olha só ele já agrupou e trouxe a maior linha aqui para mim então eu tenho que São Paulo tem essa linha como a.

    Maior e Rio de Janeiro tem essa linha como a valor como a maior lembrando né porque eu usei como referência do table.max a coluna valor se você quisesse pegar maior data você troca.

    Coloca pegue a maior linha da tabela onde eh utilizando como referência a coluna de data Beleza então dessa maneira a gente traz aqui a maior linha e aí eu poderia só expandir antes de.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=HvTXOpw1GCk

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem